sexta-feira, 24 de março de 2017

ALENTEJO...............24/03/2017

                                                             24/03/2017
Planícies repletas de flores selvagens,campos de girassóis , quilómetros de areal,horizontes a perder de vista,tranquilas albufeiras rodeadas de verde,hospitaleiras cidades e vilas,com as suas casas caiadas de branco,todo o Alentejo é palco de experiências e sensações.
Turismo do Alentejo-ERT
-------------------------------------------------------------                                                                
Planícies a perder de vista combinam com sol e calor e impõem um ritmo lento e compassado. É o Alentejo.
No interior, a planura imensa, searas louras ondulando ao vento;no litoral praias selvagens, duma beleza agreste e inexplorada.
A amplitude da paisagem é entrecortada por sobreiros ou oliveiras que resistem ao tempo. Aqui e ali ergue-se um recinto muralhado, ou a simplicidade de uma anta a lembrar a magia do lugar.Nos montes, casas térreas e brancas coroam pequenas elevações, os castelos evocam lutas e conquistas e os pátios e jardins atestam influências árabes, que molduram povo e natureza.

No Alentejo a força da terra marca o tempo. 



A história do Alentejo anda de mãos dadas com a história de Portugal e da Península Ibérica, ex hispânicos,assim como, pertencentes à época de civilizações romana, árabe e cristãs. Em muitos lugares no Alentejo encontram-se provas da civilização fenícia existente à 3000 anos atrás.








Fenícios,celtas,romanos todos eles deixaram um importante legado da era antes de Cristo, na região que é hoje o Alentejo.
Uma terra onde a cultura e a tradição caminham lado a lado. Os romanos deixaram nesta região o legado mais importante, escritas, mosaicos, cidades em ruínas, monumentos, mas não devemos esquecer as civilizações mais antigas que passaram pela zona deixando legados como monumentos megalíticos, como antas.
(Historia Alentejo Portugal).



                   PLANICIE DOURADA
Aqui onde a urgência do tempo e o alcance do olhar se perdem, onde só a sombra do chaparro amansa o calor que desce a pique, onde a brancura das casas desalinha o curso das searas. Aqui, onde os ranchos de homens de tez escurecida pelo sol entoam cantares melancólicos, a viola campaniça solta notas e os costumes ancestrais tardam em ser esquecidos. Aqui, onde os árabes, derrotados por D.Afonso Henriques em terras de Castro Verde, ficaram raizes que até hoje dominam nos monumentos, na lingua e no ser destas gentes.
É aqui o Alentejo.Porção imensa de terra, de planuras que de longe a longe se erguem em forma de serras,pequenas, a caminho do Algarve, lá para os lados de Almodôver ou de Mertola, terra do Guadiana, do Pulo do Lobo, do Pomarão, de rtiquezas arqueológicas e das mais brancas do país, que, só em Serpa encontra par.

O Norte pertence a Barrancos e às influências andaluzes que a sí próprio somou;à mouraria e ao Castelo de Moura, e aos vinhos que atordoam em Cuba ou na Vidigueira.

Aqui onde as extensas herdades e casas agrícolas desde sempre deram trigo e os minérios enriquecem o subsolo de Aljustrel, Neves Corvo,e, noutros tempos, de S. Domingos.
Aqui onde Ourique preserva o antigo povoado do Castro Cola, local cimeiro sobre a planicie, e as demais povoações,à ausência de castelos ou conventos, como em Beja se distinguem, mostram igrejas e ermidas, simples e belas.

Aqui, onde a natureza,o espaço e o tempo duram,brandos ,desconhecendo opositores.(Da revista Portugal Turistico - do Jornal Público de 22/7/2000)

______________________________________________________
       ENCONTROS COM A HISTÓRIA
Para que não se perca nesta história milenar, será importante que tenha uma ideia sobre as épocas que mais e melhor marcaram a paisagem rural e urbana do Alentejo.
Dos tempos recuados do Paleolítico até ao Sec. XII propomos-lhe que se concentre em 3 momentos fundamentais: o neolítico que nos oferece interessantes expoentes do magalitismo, e os  periodos da ocupação romana e árabe, que nos deixaram importantes heranças materiais e imateriais em todo o território.



Durante a chamada Reconquista Cristã, Portugal nasce como Nação, o que significa que, desde o Sec.XII até aos nossos dias, temos entre mãos quase 900 anos de História.
Deste longo periodo,sugerims-lhe que descubra alguns castelos e centros históricos de sabor medieval e que visite os ex libris da arquitectura civil e religiosa, edificados nos tempos prosperos dos Descobrimentos e na época da exploração do ouro do Brasil (Sec.XV-XVIII).

   Do livro - Melhor do Alentejo-Turismo de Portugal-Alentejo


______________________________________________________

                                                                                              ALENTEJO


                          

                 

Ocupando cerca de um terço da superfície total de Portugal Continental, e atravessando 4 distritos, o Alentejo é um espaço de diversidade e riqueza natural sem fim.
Temos os tapetes de Arraiolos, a olaria de S. Pedro do Corval , os barros de Nisa e Estremoz...
Temos os excelentes queijos de Serpa, Évora e Nisa...
Temos vinhos de eleição, dos clássicos Reguengos, Vidigueira,Borba e Redondo aos soberbos Pêra Manca, Esporão e Quinta do Mouchão...

Temos os azeites finos, como nenhuns ,de Moura a Campo Maior.....
Temos as linguiças de Moura e os presuntos de Barrancos....
Temos uma doçaria de dar vida a um morto......-
e.........
Temos acima de tudo o orgulho de sermos alentejanos. O Alentejo será sempre o Alentejo.-.....

_____________________________________________________


                                          ALENTEJO



Planícies de flores selvagens, albufeiras tranquilas, cidades e vilas hospitaleiras e horizontes a perder de vista são as imagens

que melhor descrevem o Alentejo.
De: Itinerários Portugal) Turismo de Portugal.
_______________________________________________________________________
Há já algum tempo, que tive conhecimento de umas frases , às quais achei muita piada , cheias de bairrismo alentejano, e que com muito gosto vou transcrever:


Não é Alentejano quem quer

Ser Alentejano não é um dote, é um Don.
Não se nasce Alentejano,
É-se Alentejano

Portugal nasceu no Norte

Mas foi no Alentejo que se fez homem.
Guimarães é o berço da Nacionalidade
Évora é o Berço do Império Português

No meio das montanhas e das serras

Um homem tem as vistas curtas
Só no coração do Alentejo
Um homem consegue ver ao longe

Para um Alentejano, o caminho faz-se caminhando

e só é longe o sítio onde não se chega
sem parar de andar

Demasiada gente que não consegue terminar o que começa, desiste quando a glória está perto

 e o mais difícil foi feito.
Ou seja, muitos portugueses e poucos alentejanos

Deus fez a mulher para companheira do homem,

Mas depois teve de fazer os Alentejanos,
para que as mulheres também tivessem algum prazer.
Na cama e na mesa um Alentejano nunca tem pressa.

Um abraço alentejano  Amílcar,

__________________________________________
   UM MUNDO DE   FANTASTICAS  EXPERIENCIAS.......
                                     -14/01/2020

De mãos dadas com a natureza, e atentos à preservação, o Alentejo acolhe alguns dos Parques Temáticos mais importantes do País, como o Badoca  Safari Park no concelho de Santiago de Cacém,onde os visitantes podem viver a experiencia de um safari africano e observar girafas, gnus, zebras e orixes , entre mais de 40 espécies em semi-liberdade.
O Monte Selvagem, em Montemor o Novo, com cerca de 400 animais de 75 espécies.
Com características diferentes, o Fluviário de Mora- o primeiro grande aquário de água doce da europa-recria a vida ao longo de um rio, da nascente até à foz, e dá a conhecer espécies exóticas de lugares longínquos como a amazónia.
Experiencia diversa permitem as fabulosas PRAIS DE  MAR OU FLUVIAIS que pontuam de azul a paisagem alentejana. Há praias para todos os gostos no Alentejo, Com uma feição mais  atlântica, de Troia até ao cabo de Sines, são largos quilómetros de areal continuo. A sul, as falésias dão lugar a lindíssimas praias recortadas, como Porto Côvo e a Zambujeira do Mar.
De pequena. média e grande dimensão, com destaque para o gigante ALQUEVA-o maior lago artificial da Europa- as albufeiras  das barragens alentejanas afirmam-se como lugares privilegiados que oferecem múltiplas experiencias em cenários de grande beleza. Montargil, Maranhão, Caia, Odivelas, Vale de Gaio, Santa Clara a Velha ou o Alqueva.
(de Alentejo-Turismo do Alentejo-ERT)
_____________________________________________________________

TRADIÇÃO
Deixe-se ficar e descubra os grupos corais tipicamente Alentejanos, que cantam  a melancolia, o amor, o trabalho no campo
VEJA NESTE BLOGUE: "CANTE ALENTEJANO I e II e ouça tambem os 3 CD que estão no inicio do Blogue (O Sol do Monte - Trago o Alentejo no Coração e é Tão linda a minha aldeia )

QUALQUER ALENTEJANO SENTE O QUE É SER ALENTEJANO........................................
______________________________________________________
                             ALENTEJO LITORAL



É um permanente fascínio descobrir esta parte do Alentejo que se abre ao mar. Marginando os sapais do estuário do Sado, atinge-se uma imensa linha da costa que, entre a ponta de Troia e o cabo de  Sines, toma a forma de um ininterrupto areal. No interior, onde se destaca a  exuberante verdura da serra de Grândola, o montado de sobro convive com densas manchas de pinhal, os rios represam-se em belas albufeiras e a abundância da água dá vida a extensos arrozais,
Subitamente, a paisagem muda.Para sul de Sines, as fantasias mais caprichosas do tempo geológico fizeram do mar e do vento seu escopro e cinzel, talhando falésias, contorcendo blocos de xisto, criando cordões dunares que bordejam areais, fazendo e desfazendo pequenas e secretas praias, definindo novos contornos à vegetação, temperando o planalto costeiro, alimentando a vida das algas, peixes, répteis, aves e mamíferos raros.
É um museu palpitante de história e de vida natural, que mereceu a classificação de 3 áreas  Protegidas: as Reservas Naturais do Estuário do Sado e das Lagoas de Santo André e Sancha, e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
De:- O MELHOR DO ALENTEJO-Turismo de Portugal
______________________________________________________
                           O ALENTEJO É RURALIDADE
É o espaço aberto que parece não ter fim. São as cores e os cheiros que brotam da terra. É a inconfundível traça da arquitectura rural, presente nos "montes" das grandes herdades, no casario mais antigo das cidades, vilas e aldeias ou nas ermidas que pintam de branco o alto dos cabeços. É o que se lê nas formas de ser e de fazer, nas artes que se conservam e se
renovam, na tradição que se mantem e se recria, no "cante"que, com alma e coração, só os alentejanos sabem cantar.
Mas a ruralidade do Alentejo do Sec.XXI não se esgota nas "coisas do campo". Pelas vicissitudes, nem sempre positivas, da sua história, esta região preservou o que hoje lhe confere um valor cheio de futuro: a pequena dimensão e a qualidade dos ambientes urbanos, a escala humana, o silêncio, a paz, a liberdade, o ar limpo que se respira. E o tempo. Uma forma tão peculiar de entender o tempo, que nos faz sentir na pela que, afinal, é possível vivê-lo neste mundo vertiginoso, deixando-o ser exactamente o que é: o mais precioso dos nossos bens.
de:- O MELHOR DO ALENTEJO-Turismo de Portugal
____________________________________________________

                                O ALENTEJO É PATRIMÓNIO
No Alentejo viaja-se naturalmente com e pela História. A abundância e a qualidade do Património que a exprime tornam simples a sua descoberta,, mas quem  visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite,e verá que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer, em todos os lugares.
de:-O MELHOR DO ALENTEJO-Turismo de Portugal
_____________________________________________

__

Sem comentários: