quarta-feira, 23 de junho de 2021

                                      76

                  SERRAS  E  MONTADOS 

O Alentejo das planícies é também uma região com picos inesperados e cascatas secretas, que se juntam a áreas de vegetação frondosa, feita de árvores imponentes como o sobreiro, a azinheira e numerosas espécies silvestres para descobrir no montado.

O pico mais alto a sul do rio Tejo, e miradouro excepcional, a 1025 metros acima do nível do mar. Localizado  no distrito de Portalegre, o Parque abrange uma área de 56 mil hectares em que a serra ostenta um microclima com níveis de precipitação superiores às zonas envolventes,originando uma vegetação rica, feita de carvalhos, castanheiros, sobreiros e azinheiras.Para descobrir os tesouros desta área protegida propõem-se percursos pedestres para apreciar a vegetação e observar aves de rapina como o abutre e a águia de Bonelli- O simbolo do Parque. É possível, por vezes, avistar um javali ou um veado.

Esta é ainda a zona do país com maior numero de espécies de anfíbios e répteis, incluindo o  lagarto -de-água, o sapo-parteiro- ibérico, o tritão - de - ventre laranja, mas sobretudo os cagados, ameaçados pela captura para fins comerciais.

Entre os percursos  mais acessíveis, com 7 Km está o da Barragem da Póvoa,um plano de água com 236 hectares,

 passando pela necrópole da Boa Morte, local que indica  que o território é rico em sítios arqueológicos.À entrada do paredão da barragem, faça um pequeno desvio para visitar o moinho hidráulico e o chafurdão, antigas construções rurais. Junto à margem  da barragem, aproveita-se o observatório de aves.

Mais afastado da albufeira,depara-se com um belo carvalhal.

Se preferir as quatros rodas, um itinerário circular parte de Portalegre, percorre a parte central do parque natural.

Tente visitar os castelos de Alegrete ,Marvão e Castelo de Vide, e não esqueça uma visita às ruínas romanas da cidade de Ammaia.

Nos dias de maior calor, descanse no centro de lazer da Portagem e na sua praia fluvial.

Ao descobrir os segredos das montanhas alentejanas, vai, certamente, deparar-se com algumas das mais belas cascatas de Portugal.

Sugere-se um "quarteto cascateiro" para descobrir, com ponto de partida em Portalegre, seguindo em direcção à Ribeira da Seda, rumo à queda de água mais fácil de encontrar: a cascata do Pego do Inferno.É uma cascara com uma envolvente mais selvagem e que exige uma descida cuidadosa devido à morfologia. Não é aconselhável para crianças. A terceira é a cascata da Cabroeira, também conhecida por cascata da Rabaça, provàvelmente a mais imponente

Por fim conheça a cascata de São Julião ou do Monte Sete, queda  de água mais misteriosa, escondida num vale,onde corre o rio Xévora, e que forma lagoas para refrescar o corpo e espírito.

ROTA DO MONTADO, que inclui passeio no terreno e visita a uma fábrica de transformação, na Azaruja, nos arredores de Évora, cidade onde encontra diversas lojas que vendem peças de cortiça, das tradicionais às mais contemporâneas. Em alternativa, o corktrekking é cada vez mais requisitado e a serra D`Ossa , entre Estremoz e Redondo é a paisagem de eleição para essa prática.

Uma caminhada ao longo das estradas da Maroteira, com a serra D`Ossa à vista,inebriado pelos sons e cheiros, com passagem pelas antas da  serra D`Ossa, observação de aves no ecossistema do montado, são algumas das experiências que fazem as recordações de umas férias.

Caminhe pelos novos passadiços da Serra D`Ossa, dê um salto a Evoramonte situada a cerca de 25 Km.

A serra de Grândola (litoral Alentejano). Alcaria (Mértola), S. Miguel (Portalegre) e Portel (Évora) são outras zonas serranas alentejanas que merecem ser descobertas ao longo deste verão.

Do:-GUIA-EXPRESSO-VERÃO (18 Junho 2021)

Sem comentários: