sexta-feira, 11 de junho de 2021

                                    72

PATRIMÓNIO, DE CASTRO VERDE A ÉVORA EM DOIS DIAS

48 HORAS PELO ALENTEJO DA UNESCO

                       Roteiro pelo património classificado de CASTRO VERDE, SERPA,ALCÁÇOVAS,VIDIGUEIRA, ÉVORA E ESTREMOZ

9 H

Atravessar as estepes cerealíferas de  Castro Verde,Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2017, é descobrir um ecossistema preservado por práticas agrícolas centenárias. Visite o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (3ª a sabado. 9h-13h) para descobrir os melhores percursos pedestres e pontos de observação da fauna local.

 13 H

Serpa. O charme desta terra forte joga-se também à mesa dos seus restaurantes típicos. Se duvida prove o ensopado de borrego do Molha o Bico. Desmoa depois o almoço num passeio pelas ruas muralhadas e pare na Casa do Cante para aprender a história e cultura deste Património Imaterial da Humanidade da HUNESCO

17 H

Nas adegas da Vidigueira faz-se vinho da talha em antigas vasilhas romanas. É um vinho com notas diferentes produzido segundo uma tradição milenar e que, não o sendo ainda, está em vias de ser classificado pela Unesco. Prove-o na Cella Vinaria Antiqua e descubra como é feito no Centro Interpretativo do Vinho de Talha, em Vila de Frades.

10 H

                                                Chocalheiro desde os 12 anos, Joaquim Silva Sim Sim viu o fabrico dos chocalhos tornar-se Património Cultural Imaterial da UNESCO, em 2005, e hoje, em 82, continua a ir todos os dias para a sua loja e oficina na Rua Principal de Alcáçovas. Admire a sua colecção e peça-lhe para afinar o som dos chocalhos à martelada.

13 H

O rácio impressionante de património histórico por metro quadrado deu a Évora  o epíteto de "cidade museu". Depois de almoçar no Fialho,passeie pelo Centro histórico que é Património Mundial da UNESCO desde 1996: a Praça do Giraldo, o Templo de Évora e a Igreja de S.Francisco, sem esquecer a Capela dos Ossos.

17 H

De Évora a Estremoz é meia hora de carro.Ou seja,chega-se bem a tempo de conhecer a produção dos bonecos de Estremoz-um processo de dias em que as figuras são moldadas,vestidas,cozidas e envernizadas- antes de fechar a nossa rota UNESCO à mesa do Gadanha Mercearia & Restaurante.

(Artigo de Markus Almeida na Revista Sabado de 9 junho 2021)

_______________________________________________________

Sem comentários: