quarta-feira, 16 de junho de 2021

                                                                         74

                             ROTEIRO DO MAR E DO RIO

No interior, há quedas de água refrescantes e praias fluviais com condições privilegiadas, com o apelo da vida no campo bem presente. Na costa imperam as enseadas entre rochas, onde, com um pouco de coragem, é possível fugir às enchentes do verão.

                             MAR

PRAIA DA SAMOQUEIRA-  PORTO COVO

É considerada uma das mais belas do mundo,pelo cenário paradisíaco que a envolve, as suas piscinas naturais em verde-esmeralda, pequenas grutas,ilhéus e a cascata de água doce.Tem passadiços de madeira.

PRAIA GRANDE- PORTO COVO

O mar é mais batido,portanto mais procurado pelos surfistas que o das outras praias mais pequenas da vila piscatória de Porto Covo (como Buizinhos, Banho ou Espingardeiro) mas os  bons acessos por escadas e o extenso areal compensam.

PRAIA DO MALHÃO-VILA NOVA DE MILFONTES

A 5 quilómetros da vila, com entradas entre Brunheiras e Ribeira da Azenha- 3 ao todo, a norte, ao centro e a sul.-  tem um dos mais extensos areais da Costa Vicentina. Com rochas e dunas ao redor e vigilância na época balnear, é das poucas onde oficialmente se pode fazer nudismo.

PRAIA DAS FURNAS-VILA NOVA DE MILFONTES


Já depois de passar a ponte, em direcção ao sul, é a praia da foz do Rio Mira, simultâneamente fluvial e oceânica, rodeada de amplo sistema dunar, com águas calmas e extenso areal, onde se desenham pequenas enseadas na maré baixa.

PRAIA DO ALMOGRAVE- ALMOGRAVE

A 500 metros da localidade homónima tem um areal pouco profundo mas extenso,cercado de arribas e dunas avermelhadas, óptimos acessos, muito estacionamento,bares e vigilância. As piscinas naturais que se formam durante a maré baixa   tornam-se particularmente apetecível para famílias com crianças pequenas.

PRAIA DO CAVALEIRO- ZAMBUJEIRA DO MAR

 A norte do cabo do Sardão, já na freguesia de São Teotónio, e com caminho de terra batida a partir da localidade com o mesmo nome. É das praias mais fotogénicas e pitorescas da Costa Alentejana. Não tem vigilância, nem outras infraestruturas.

PRAIA DO CARVALHAL-ZAMBUJEIRA DO MAR

Com acesso por terra batida, a sul da vila da Zambujeira, é uma linda praia com um areal espaçoso mas pouco extenso. Rodeado de arribas e com a foz de uma pequena ribeira a meio faz a delicia das crianças. Muito concorrida no Verão. Tem um bar com uma esplanada aprazível.

PRAIA DOS MACHADOS-ZAMBUJEIRA DO MAR

Imensa e linda praia selvagem,sem vigilância,daquelas que até em pleno mês de agôsto tem sossego e espaço de sobra, a que se chega a pé, a partir da herdade do Carvalhal da Rocha ,onde há criação de zebras e avestruzes. Há dois trilhos: um que termina numa corda que ajuda a saltar para o areal, junto a uma pequena queda de água, outro sempre pelas rochas que é preciso coragem para descer,

                             RIO

PRAIA FLUVIAL DO ALAMAL-GAVIÃO

No Alto Alentejo já vizinho da Beira Baixa, é conhecida como a pérola do Tejo. Tem passadiços para quem gosta de passeios pedestres na natureza, uma bela vista verdejante, encimada pelo castelo de Belver, extenso areal e muitas sobras, bons acessos e outras infraestruturas, do estacionamento à restauração.

BARRAGEM DE MONTARGIL- PONTE DE SÔR

Esta barragem de águas temperadas tem duas praias com muitas sobras e bom acesso: a da Barragem propriamente dita e outra mais pequena, do Pintadinho. São perfeitas para amantes de desportos náuticos, dos barcos e motos ao wakeboard,  e kayak e paddle Surf.

PRAIA FLUVIAL DO GAMEIRO- MORA

Na freguesia do Cabeção, na vizinhança do Fluviário de Mora, que também merece visita, é uma praia com óptimos acessos, extenso areal e chapéus de palha a fazer sombra, gratuitos, com águas menos geladas do que é costume nos rios e bela paisagem natural, inserida no parque ecológico da ribeira da Raia, que um pouco mais à frente, vai dar origem ao Rio Sorraia

PRAIA FLUVIAL DE MOURÃO-ALQUEVA

Junto à vila de Mourão, tem 320 m de areal, um relvado com 45 chapéus de sol, piscina flutuante para crianças com zona de solário, plataforma flutuante com torre de saltos, escada para banhistas e escorrega. Vigiada e com bandeira azul, está ligada  por um passadiço a um parque de merendas com churrasqueiras à disposição.

PRAIA FLUVIAL DA AMIEIRA-ALQUEVA

Junto ao cais de Amieira, a primeira praia do Grande Lago de Alqueva. é também a maior, com 600 m de areal, além de uma zona relvada com toldos e zona delimitada na água para crianças. Com excelentes acessos, estabelecimentos, parque de merendas, bar, restaurante e balneários, sanitários e chuveiros exteriores, tem vigilância e para alugar pranchas de paddle, canoas e gaivotas.

PRAIA FLUVIAL DA TAPADA GRANDE-MINA DE SÃO DOMINGOS

 Esta bela praia à beira da albufeira criada no Sec. XIX para abastecer o vizinho complexo mineiro (desactivado e visitável) do Concelho de Mértola, dispõe  de restauração e instalações sanitárias, um anfiteatro ao ar livre, parque infantil e de merendas, caminhos pedonais, vigilância, canoas e gaivotas para alugar e muitas árvores a garantir sombra em redor das águas.

BARRAGEM DE SANTA CLARA-ODEMIRA

A barragem, do Estado Novo é um imenso lago rodeado de serra com acácias, choupos,salgueiros e mimosas perto das margens e uma zona balnear com plataforma flutuante- boa alternativa às praias do litoral que ficam perto. Na zona é de visitar a bonita aldeia de Santa Clara, com o fonte do Azinhal de 1892 a dar as boas vindas a quem chega.

                                           PEGO DAS PIAS-ODEMIRA



Ideal para variar das praias de mar, quando se está de férias no litoral Alentejano, não é bem uma praia, mas sim um espelho de agua selvagem, com cavidades circulares entre  as rochas a que os locais chamaram pias. A norte da freguesia de São Salvador,é um paraíso a que se chega por terra batida, primeiro de carro, depois a pé, a partir da Estrada Nacional 120 junto à ponte da  ribeira do Torgal.

DA REVISTA SABADO de 9 a 16 JUNHO 2021- POR RITA BERTRAND

(VER TAMBÉM:PRAIAS DO LITORAL ALENTEJANO)

_________________________________________________________________________

Sem comentários: