sábado, 18 de janeiro de 2020

PULO DO LOBO - 18/01/2020

                                 PULO DO LOBO      18/01/2020
É a maior queda de água do sul de Portugal, situando-se a sul de Serpa. O nome vem da estreiteza do ponto mais alto da catarata, que um animal selvagem em fuga ou um homem decidido conseguiria transpor. Mas, no seu conjunto, o vale abre-se  por mais de  100 metros de largura, sendo menos acidentado do lado de leste. Milhares de anos de erosão e os efeitos das glaciações permitem reconhecer dois leitos sobrepostos para jusante da queda.
É uma das visões mais inesperadas deste Alentejo cheio de contrastes.









De:-Alentejo com Alqueva e Litoral Alentejano










______________________________________________________________________

CASCATA DO PULO DO LOBO
A beleza agreste da cascata,com 16 metros de altura,merece uma visita complementada com um percurso de 5,5 pelo Guadiana selvagem

GUIA VIVER PORTUGAL-Jornal Expresso

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Entre o Açude de Pedrogão e o Pulo do Lobo
O troço do Guadiana que correr entre o Açude de Pedrógão e a zona a montante do Pulo do Lobo é a mais expressiva memória viva do velho rio. Além da beleza da paisagem, da avifauna e do bucolismo dos moinhoa de água,desactivados há dezenas de anos, tem quedas  nas aberturas dos açudes e divertidos pequenos rápidos que animam as actividades de canoagem organizadas pelas empresas da região. O local mais acessível para o observar é a ponte de Serpa. Quem quiser passear por conta própria, a pé, em btt ou de jipe, chegando à povoação de Quintos encontra facilmente o caminho de terra, bem trilhado, que conduz ao rio. Uma vez aí, são vários os quilómetros que podem fazer-se ao longo das margens, para  montante e para jusante.
Estando nesta zona, não deixe de visitar o Centro Histórico de Serpa e de provar os reputados queijos de ovelha da região.( O Alentejo é Património, o Alentejo é Ruralidade, o Alentejo é Gastronomia e Vinhoa)
(O melhor do Alentejo- Turismo de Portugal-Alentejo)
__________________________________________________

Sem comentários: