quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

DA HISTÓRIA DO ALENTEJO ...........15/01/2020

                                DA HISTORIA DO ALENTEJO    15/01/2020

Podemos perguntar: quando começa o conhecimento do território que hoje é Alentejo ? Possivelmente com os primeiros homens e as primeiras ocupações. Deixando os tempos da aurora do homem em relação aos quais nada é possível dizer, podemos situar o inicio da "história" do Alentejo no  período Paleolítico. Em todo o Alentejo encontraram-se, e continuam a ser encontrados, vestígios desta época: estações líticas nas margens de muitos rios, pedras lascadas, concheiros e vários utensílios que atestam a presença das primeiras ocupações.
Em quase todas as aldeias, vilas e cidades, existem memórias do Paleolítico na forma de habitats, pinturas rupestres, acampamentos, manchas de ocupação, estações ao ar livre, etc..
No Alto Alentejo lembramos Arronches com as estações líticas da Ribeira do Caia, as pinturas rupestres de Vale de Junco ou a estação paleolítica do rio Caia, a mais ao sul do território, descoberta por Abée Breuil em 1917. Campo Maior com a arte rupestre na Enxara, Castelo de Vide, Fronteira e Gavião com manchas de ocupação, Monforte com arte rupestre, Nisa e Portalegre, com estações ao ar livre no Porto da Bouga.
Mais a sul, no Alentejo do Centro, ocupação paleolítica em Juromenha, Mora com arte rupestre em Brotas, Portel com estação ao ar livre, Reguengos tem habitats, manchas de ocupação e estações ao ar livre. Vendas Novas tem a estação Paleolítica da Bica Fria.
No Baixo Alentejo existem importantes manchas de ocupação nos concelhos de Aljustrel, Beja Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique e Moura, com a mancha de ocupação de Entre Águas. Serpa tem 3 estações ao ar livre conhecidas, uma delas a do Monte do Bugalho, assim como um habitat nos Machados.
No litoral Alentejano existem estações ao ar livre em Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Sines, no lugar de Porto Covo e na foz da ribeira de Morgavel.
Esta rápida e sintética viagem torna evidente que a antiguidade de fixação de populações no Alentejo é um facto e terá sido uma fixação generalizada por todo o território ao sul do Tejo...............

(parte de um Texto do Livro-Guia do Alentejo- de Alfredo Saramago)     

____________________________________________________
                                                    

Sem comentários: