sábado, 7 de novembro de 2009

UM POUCO DE GASTRONOMIA







                 UM POUCO DE  GASTRONOMIA

 A carne do porco e de borrego são a base da gastronomia tradicional da sub região,juntando-se-lhes ainda as espécies cinegéticas como o javali, o coelho a lebre e a perdiz.
O pão, o azeite e as ervas aromáticas são ingredientes fundamentais desta cozinha mediterrânica,dando sabor às sopas, migas,ensopados e açordas.
Os vinhos, queijos,enchidos e presuntos-alguns com Denominação de Origem-são elementos indispensáveis da boa mesa Alentejana.
Os ovos, a gila e a amêndoa são elementos integrantes da confeitaria, sendo de salientar a doçaria conventual. Cada localidade tem as suas especialidades gastronómicas.

Como pratos típicos servem-se desde o gaspacho frio, a açorda quente com ovos, as sopas de tomate de cação,de cachola, de baldroegas, às migas com entrecosto frito, os pezinhos de coentrada, o cozido à alentejana, ou ainda os enchidos para acompanhar uma boa favada. (da internet)

Para qualquer alentejano e não só, estes pratos são uma delicia. Depois disto sugiro qualquer um destes maravilhosos doces:

Tibornas de amêndoa e gila, o sericá, o arroz doce, as queijadas, o toucinho do céu,os nógados, as filhós e as azevias.



Não percam a oportunidade de provar este "sabor alentejano".

Olhos também comem", por isso resolvi juntar estas 5 fotos que vêm no Livro Comeres Alentejanos da autoria de Mathilde Guimarães, É um bom livro que recomendo,para quem gosta da comida alentejana.




A cozinha alentejana é muito rica e variada, cheirosa e muito atraente.
O azeite, o pão, o queijo,as azeitonas e o vinho são produtos que fazem parte de qualquer boa refeição em terras alentejanas. Poderá experimentar variadissimos pratos, desde as sopas de tomate, de cação, dew bacalhau ou de cardos.
Se desejar optar por uma sopa fria, prove o gaspacho. A açorda é um ponto de referência, assim como as migas(de batata, de espargos, de pão) acompanhadas com carne de porco, entrecosto,febraqs fritas. O ensopado de borrego, os pratos de caça são muito tipicos da cozinha tradicional alentejana. (da internete)
Não podia deixar de completar estas referências gastronómicas sem nomear a doçaria( ver nas "Doces Tentações)

Na rubrica "Curiosidades de terras do Alentejo" procurei dar uma  ideia da gastronomia local.


VER TAMBÉM:

 Nos Livros s/o Alentejo-  O Livro de  RECEITAS TRADICIONAIS ALENTEJANAS

E


Açordas de Algibeira - Edição da Camara Municipal de Portel -Março 2009
São cerca de 30 receitas do 3º Congresso das Açordas

_____________________________________________________

O Alentejo é conhecido pela sua gastronomia e bons vinhos

As migas,o gaspacho,o ensopado de borrego, a carne de porco à Alentejana, a sopa de baldroegas, os pezinhos de coentrada e a sopa de cação são alguns dos pratos bastante apreciados na região.


Entre os petiscos encontramos as moelas, o chouriço e a linguiça, a orelha de porco, os caracóis, os torresmos e o presunto.

Acompanhados com um bom vinho tinto alentejano fazem as delicios de quem prova estas iguarias.

Os doces alentejanos são também sobejamente conhecidos como a sericaia, o bolo de requeijão, as filhóses, o bolo de amendoa e gila entre muitos outros.


RECEITAS CASEIRAS


PRATOS

Açorda à Alentejana - agriões com cogumelos e ovos mexidos - bacalhau com arroz - caldo de baldroegas - caldo mexido para acompanhar peixe frito - carne de porco à Alentejana - codornizes com coentros - cozido à Alentejana - ensopado de borrego - gaspacho - migas à Alentejana - pezinhos de borrego de coentrada - sopa de cação - tomatada à Alentejana

PETISCOS

Salada de orelha - moelas - cabeça de borrego

DOCES

Bolo arrepiado de amendoa - bolo de azeite - bolo de mel - bolo rançoso ou bolo Real - biscoitos -  doce de amendoa e ovos - encharcada - felismina - filhozes do alentejo- filhozes de beja - borrachos(fritos do alentejo) - nógado -  pão leve(pão de ló) - sericaia de Elvas.
______________________________________________________






_______________________________________________________________________________________


Sem comentários: