sábado, 31 de outubro de 2009

MOBILIÁRIO TIPICO ALENTEJANO


                                                                   

MOBILIARIO TIPICO DO ALENTEJO
         

O mobiliário pintado alentejano é um estilo de mobiliário de características populares e regionais, que se enquadra no artesanato tradicional e envolve três atividades profissionais: a carpintaria, o empalhamento e a pintura.

Este mobiliário é um produto da cultura alentejana, relacionada com as formas e as funções tradicionais(usos e costumes). Sofreu alterações ao longo dos anos, consoante a realidade cultural do tempo em que era produzido e nos nossos dias é um testemunho real de permanências e inovações culturais.


 Tem uma componente marcadamente pessoal(o gesto), e reflecte uma atitude de criação colectiva.




É a partir de meados do Séc. XIX que encontramos menções escritas às cadeiras de Évora ou cadeiras alentejanas e muito raramente referencias a outras 

peças deste estilo de mobiliário.

Os móveis alentejanos são móveis típicos da região, pintados em tinta de esmalte com fundos brancos, azuis, verdes ou vermelhos e ornamentados com flores, tudo unido com laços coloridos.
As peças mais características são a cama, a escrivaninha, a cadeira com assento em buinho, o guarda fatos, a banquinha de cabeceira, o espelho e a arca.

Em Évora, um dos grandes divulgadores da pintura alentejana foi o Mestre Joaquim António dos Santos, "O Belizanda" nascido na freguesia de Santo Antão-Évora em 1890.  Numa entrevista que deu em 1980, o Mestre Belizanda dizia que os temas destas mobílias foram "deixadas pelos mouros.


Texto extraído da internete

2 comentários:

Lucinda disse...

Gosto muito deste mobiliário gostava de comprar uma mobilia para quarto de criança neste tipo. sabe onde posso encontrar?obrigada

Amilcar Marques disse...

Julgo que para os lados de Évora ainda fabricam este tipo de mobiliário. Estou afastado há nuito do alentejo e não lhe posso dar uma resposta certa.
Cumprimentos
amilcar