sábado, 14 de agosto de 2021

                             - 1 -                        ROTAS


ROTA VICENTINA

A Rota Vicentina integra o Triho dos Pescadores e o  Caminho Histórico, complementados por diversos percursos circulares, com grau de dificuldade baixo, e que podem ser realizados em apenas algumas horas. Já para os praticantes de BTT foram desenvolvidos cerca de mil Km de percursos(alguns comuns aos pedestres), entre o litoral e o interior, bem como rotas para os viajantes em bicicleta híbrida.

Sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelas populações locais para acesso às praias e pesqueiros, O Trilho dos Pescadores é um longo percurso, que integra vários concelhos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, percorrível apenas a pé, ao longo das falésias, com muita areia e, por isso, mais exigente do ponto de vista físico, mas com a garantia de acesso às paisagens únicas ainda selvagens.



No território de Odemira, com o TRILHO DOS PESCADORES e os Percursos Pedestres Circulares descobrem-se das dezenas de pequenas praias ou areais que se escondem entre as falésias.Com os necessários cuidados, uma vez que não dispõem de vigilância, entre as mais conhecidas estão a Praia dos Aivados, do Brejo Largo, da Foz do Ouriço, do Cavaleiro, do Tonel e da Amália.

Se optar pelo Percurso Circular Dunas do Almograve(8 km), coincidente com parte do Trilho dos Pescadores, além de uma prespetiva do lado agrícola da região, é possível usufruir do trilho que segue junto ao vasto areal da praia do Brejo Largo e  observar a Foz do Ouriço. Hortas de São Luis(3,5 km), Rotde Santa Clara e Saboia (10 km e 13 km), com acesso à albufeira, e o Percurso Troviscais ao Mira(11,5 km), que atravessa as densas matas de sobreiros, eucaliptos e medronheiros e levam o caminhante a comungar com as águas tranquilas do rio Mira são outras opções de descoberta, associadas ao CAMINHO HISTÓRICO DA ROTA VICENTINA. Através das empresas de animação turística pode também usufruir de outras actividades na natureza, como trail running, parapente, passeios a cavalo ou de burros e  Observação de Aves.

GUIA EXPRESSO- ODEMIRA

Sem comentários: