quinta-feira, 9 de julho de 2009

FLUVIÁRIO DE MORA


  
                   FLUVIARIO DE MORA       
                                         
                                                                 

                                 

O Fluviário situa-se na freguesia de Cabeção, concelho de Mora, junto ao Parque Ecológico do Gameiro, a 120 Km de Lisboa.


Constituída por um conjunto de aquários e espaços envolventes, o Fluviário permite observar as diferentes espécies animais e vegetais que vivem em rios..Isto é conseguido através de uma exposição de habitantes naturais,aquários e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio. Possui mais de meio milhar de peixes de 55 espécies diferentes.

Inaugurado a 22/03/2007.



Já foi visitado por cerca de 210 mil pessoas.
Localizado num concelho que mantém uma estreita relação de equilíbrio com a natureza, O Fluviário de Mora convida a fazer uma viagem ao longo do curso de um rio-paradigma do rio Ibérico- da nascente até à foz, com observação dos diferentes tipos de habitats e seres vivos que neles vivem.Pode ainda descobrir algumas espécies que também vivem em água doce, noutros locais do mundo.
Foi considerado pela direcção Portuguesa Museológica o melhor Museu Português 2007
Existem cerca de 70 espécies de peixes, algumas quase extintas.

O Fluviário tornou-se numa visita obrigatória, rigorosamente a não perder.













ALGUMAS ESPÉCIES OBSERVÁVEIS.

Achigã, anaconda amarela, barbo,enguia dinossauro,  boga dos rios, bordalo, dourada, esturjão, , lontra ana oriental , panjorca , cagado mediterranico,piranha vermelha, raia curva, peixe gato,  perca, peixe faca,  etc.

Sem comentários: