Se forem de férias para o Algarve, deixem a auto estrada para os apressados e vão pelo interior alentejano. Misturem-se na brancura do casario das belas aldeias e na vastidão das planicies matizadas. Uma região imensa, cheia de atractivos e potencialidades. Vão e depois façam um comentário ao que viram.... O país é lindo e o nosso Alentejo dá um grande contributo para isso. Como alentejano mostra que tens orgulho em pertencer a uma das zonas mais bonitas . Um abraço alentejano.
quarta-feira, 22 de março de 2017
ATMOSFERAS ÀRABES.......22/03/2017
ATMOSFERAS ÁRABES.......22/03/2017
Mesquita de Mértola
O período da ocupação árabe,iniciado no Sec . VIII, teve, no sul do país, uma duração de quase 500 anos.Desta longa vivência partilhada, herdámos plantas e técnicas agrícolas, sistemas de captação e reserva de água, hábitos alimentares, várias centenas de palavras, técnicas construtivas , gostos decorativos, estilos artísticos, ambientes urbanos.
São muçulmanos os arquitectos de muitos dos nossos castelos da Reconquista e várias igrejas cristãs foram reedificadas sobre primitivas mesquitas. Mértola a vila mais árabe de Portugal, é o sítio certo para se compreender esta herança.
A Mesquita, posteriormente adaptada a igreja cristã, é o único espaço religioso árabe conservado no nosso país. O Núcleo Museológico Islâmico, com um valioso espólio fruto de 20 anos de investigação, oferece-nos o melhor testemunho e a mais pedagógica lição sobre a riqueza do período da ocupação árabe do Sul de Portugal.
Se quiser visitar Mértola em tempo de festa, escolha as datas em que ela é de arromba: durante o Festival Islâmico, anos ímpares, no mês de Maio.
(do livro Turismo de Portugal- O melhor do Alentejo)
Ver em :- Se gostas de Arqueologia- descoberta recente em Mértola
______________________________________________________
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário